Araguari está situada no Triângulo Mineiro, a uma altitude que varia na média de 950 metros e cercada por importantes rios, como o Paranaíba, Araguari e Jordão, além de inúmeros córregos que nascem na região e formam diversas veredas, represas, corredeiras e cachoeiras.
Para chegar à Araguari, os visitantes devem subir serras que mostram toda a beleza que a região resguarda e, junto à ela, uma infinidade de trilhas, cachoeiras e opções de lazer.
Apesar de integrar o Circuito Turístico do Triângulo Mineiro, o município não propõe de nenhum grande projeto que promova ou explora o seu potencial turístico, o que incentivou a criação desta página para a divulgação de alguns pontos existentes em Araguari e que, na maioria dos casos, têm sua existência desconhecida pela própria população e até mesmo alguns representantes de órgãos municipais.
Será apresentado aqui alguns lugares que, em sua maioria, encontram-se localizados em propriedades privadas, sendo necessário a autorização para que possa ser realizada uma visitação.
Os locais não apresentam nenhuma estrutura que ofereça segurança e comodidade, pois tratam-se de pontos situados em reservas naturais, cabendo ao próprio visitante cuidar e manter preservados os lugares que visita. Atentando também a situações que evitem riscos, cabendo à cada um cuidar da sua própria segurança e dos outros que o acompanham.
As informações aqui existentes são baseadas em conhecimentos adquiridos durante as oportunidades em que os locais foram visitados. Portanto, pode ser que algumas informações não sejam oficiais. Caso se depare com tal situação, qualquer pessoa pode contribuir com o compartilhamento de informações complementares, acessando a ferramenta à direita do blog (para os que estão acessando pelo computador).