TRILHA DA CACHOEIRA DO FUNDÃO

Araguari é realmente um paraíso de aventuras. Com dezenas de trilhas desafiadoras e mais de cem cachoeiras deslumbrantes, a cidade se revela como um convite irresistível à emoção e à descoberta.

Para os ciclistas que buscam novas experiências sobre duas rodas, a Trilha da Cachoeira do Fundão é um verdadeiro tesouro. Com terrenos que variam entre estradas e single tracks, essa rota é um convite para os aventureiros iniciantes.

O ponto de partida é o Bairro Solar Park Bella Vista, seguindo em direção à deslumbrante Mata do Desamparo. Os primeiros quilômetros são um mix emocionante de descidas, trechos planos e algumas subidas curtas, aquecendo os ânimos para o que está por vir.

A descida desafiadora da Serra do Taninho se destaca, exigindo total concentração devido ao terreno acidentado. A estrada de cascalho, cheia de pequenas valetas, nos leva em uma jornada emocionante, contornando a colina até alcançar a parte mais baixa. A última curva, após o mataburro, é um momento que exige habilidade e atenção.

Vencida a descida, cruzaremos propriedades, sempre garantindo o fechamento de porteiras. Pouco antes do próximo mata-burro, uma estrada à direita nos conduzirá às margens do trilho, passando por baixo do pontilhão e ao lado de propriedades encantadoras. Não se esqueça de solicitar autorização para acessar a cachoeira.

A trilha íngreme e pedregosa que nos leva à base da cachoeira requer cuidado e atenção, mas a recompensa é a visão magnífica e a refrescância da queda d'água. Em períodos chuvosos, esteja alerta para possíveis Cabeças D'água, especialmente em Araguari.

Antes de partir, certifique-se de não deixar rastros e retorne à trilha subindo o barranco pelo mesmo caminho da descida. A rota continua, passando pelo córrego próximo à queda e por um trecho de single track, até chegar a uma pequena estrada.

A ascensão íngreme que se segue, elevando-se em um trecho extenso, nos conduzirá a uma área arborizada, oferecendo pontos planos para descanso. Seguiremos pela estrada até a porteira de acesso à estrada do Britador, virando à direita e continuando a rota até a estrada do Fundão.

Com pouco mais de 20 km em estradas de terra, essa trilha é uma jornada imperdível para os ciclistas que desejam desbravar todas as belezas de Araguari sobre suas bicicletas. Aproveite o passeio e que cada pedalada seja uma descoberta inesquecível!

Siga a rota de bike:

Powered by Wikiloc

Curta este passeio e nos siga no Instagram!