A Trilha da Porteira de Ferro fica localizada na região da Bocaina, seguindo sentido a balsa desativada na divisa com o estado de Goiás. Com 73 quilômetros de extensão e elevação de aproximadamente 900 metros, é uma trilha para pessoas ja experientes no Mountain Bike e que ja possuam uma bom condicionamento físico para o ciclismo.
Inicialmente os ciclistas seguirão rumo ao distrito de Amanhece, de onde permanecerão na rodovia MG-414, em trecho não pavimentado, por pouco mais de 16 quilômetros até chegarem na porteira de ferro que dá o nome à trilha e assim deixar a estrada principal. No percurso até a porteira descerão aproximadamente três quilômetros pela Serra da Bocaina e o restante do caminho será percorrido por locais de pequenas subidas e descidas, onde poderão desfrutar de uma bela vista das serras e vales que se estendem até a divisa do estado.
A partir do momento em que passarem pela porteira, começará a parte mais exigente do trajeto. Uma primeira subida de aproximadamente um quilômetro servirá de aquecimento para o que vem pela frente. Esta subida termina em um mata burro onde uma pequena estrada de terra à esquerda dará a opção aos ciclistas de chegar ao córrego onde, poucos metros abaixo, poderão se refrescar em uma pequena cachoeira.
Seguindo a diante, encontrarão pouco mais de 2 quilômetros de subida, alternando entre pontos moderados e intensos, que levarão os ciclistas até o alto da serra. Ali passarão por dentro da reserva e seguirão rumo ao povoado de Ararapira.
Até Ararapira será necessário percorrer mais 12 quilômetros em um percurso onde os ciclistas passarão por belas paisagens, elas uma incrível vista do Rio Paranaíba. Depois, pouco mais de 20 quilômetros os levarão de volta à Araguari, passando novamente pelo distrito de Amanhece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião conosco. Ela é muito importante