A cada dia mais e mais pessoas se tornam adeptas do Mountain Bike em Araguari. Afinal, são inúmeras as trilhas e possibilidades de serras, cachoeiras e belas paisagens que nossa cidade oferece aos praticantes desta modalidade.
Para incentivá-los a percorrer caminhos diferentes e explorar um pouco mais do que Araguari tem à oferecer, vou lhes apresentar 3 trilhas para serem realizadas por quem está iniciando no Mountain Bike, visando aumentar aos poucos o seu grau de dificuldade. Serão desde trilhas fáceis, feita totalmente em estrada e com baixa elevação até trilhas com elevações mais elevadas e que exigem um pouco de técnica do ciclista.
A primeira trilha é um passeio até o distrito de Amanhece para tomar aquele sorvete ou saborear um refrescante picolé. Para os que gostam, também podem experimentar uma cerveja artesanal e até comer espetinhos e salgados que são servidos nos estabelecimentos locais. Mas é importante não exagerar, pois ainda terão todo o trajeto de volta para pedalar.
Esta trilha é indicada para aqueles que ja treinaram um tempo na cidade mas ainda não colocaram sua bike para "sentir o cheirinho de" terra. No total, tem pouco mais de 27 km de extensão e praticamente não tem elevação (subida), sendo este trajeto praticamente todo realizado em estrada.
Se você realizou esta trilha sem maiores dificuldades, a nossa segunda dica é a Trilha da Cachoeirinha. Esta trilha tem uma extensão de aproximadamente 20 km mas, não se iluda, pois apesar de ser um pouco mais curta do que o passeio ao distrito de Amanhece, a trilha da Cachoeirinha conta com algumas subidas que vão exigir um pouco de quem ainda não enfrentou um trajeto com elevação.
Este percurso é todo feito em estrada de terra e, caso a trilha seja realizada num dia quente, ainda há a possibilidade de conhecer e se refrescar na Cachoeirinha, localizada a pouco mais de 5km do início da trilha.
O final da trilha termina na rodovia de acesso a Caldas Novas, onde o ciclista poderá retornar para Araguari pela estrada de terra que margeia a rodovia.
Nossa terceira e última dica é para ciclistas que ja se sentem seguros em um percurso maior e mais técnico, pois conta com trilhas em singletracks, travessia de riachos e desafiadoras descidas e subidas.
Estamos falando da Trilha do Pontilhão , onde o percurso inicia na estrada ao lado do Clube Pica Pau e passa por diferentes cenários formados por plantações, pastagens e matas, presenteando o ciclista com uma rica paisagem, deixando em destaque o pontilhão da linha férrea que é o ponto principal do passeio
Antes da parte final da Trilha do Pontilhão, os ciclistas passarão pelo distrito de Amanhece e logo em seguida retornarão para Araguari. Serão pouco mais de 30 km de trilha que valerá a pena. Fica a dica, para quem ainda não possui técnica em trechos técnicos para que se sintam a vontade em descer da bike e empurrar, pois é comum algumas quedas durante a descida do singletrack do pontilhão.
Estas são apenas algumas dicas dentre as dezenas de percursos que existem aos arredores de Araguari. É extremamente importante que o ciclista, antes de sair para uma trilha, esteja bem alimentado, hidratado, utilizando itens de segurança como capacete, óculos, luva e sapatos fechados, ferramentas como câmara de ar reserva e chaves para reparos rápidos além de muita disposição para encarar o desafio.
Evite pedalar sozinho e, se possível, chame sempre alguém mais experiente para ir com você. Em algumas situações, como uma manutenção na bike ou necessidade de alteração no trajeto, a experiência pode fazer a diferença.
Tomados todos os cuidados, aproveite a trilha, tire belas fotos e nos marque no Instagram.
Por Paulo Cascão
Conheça o trajeto de cada uma das trilhas:
Olá Paulo.. excelente iniciativa como sempre. Oferecer dicas aos amantes e iniciantes do ciclismo. TOP demais 🚴🚴🚴
ResponderExcluirObrigado. E #boralapedala
ResponderExcluir