domingo, 9 de agosto de 2020

CICLOTURISMO DE ARAGUARI À CACHOEIRA DO CÓRREGO MANDAGUARI, EM INDIANÓPOLIS

Para manter o costume, dia de feriado em Araguari combina com pedal. Com mais adeptos a cada dia e graças aos grupos de pedal da cidade que fomentam a prática pelo ciclismo, o Mountain Bike reuniu centenas de ciclistas que aproveitaram o feriado local do padroeiro da cidade para passar o seu tempo em meio as trilhas de nossa região. 

Vários foram os destinos da quinta-feira (06) mas vamos dar destaque ao passeio organizado pelo grupo Pedal Light, que acompanhou mais de 50 ciclistas à conhecerem a cachoeira localizada no ribeirão Mandaguari, na cidade vizinha de Indianópolis. 

Os idealizadores do passeio foram os senhores Aldamir e Silvio Póvoa, membros do grupo que tomaram a inciativa de visitar o local e organizar os primeiros detalhes de logística, e também não podemos deixar de mencionar a "Val", membro conhecida e querida pelo grupo que organizou as questões finais para o acontecimento do passeio.

O ponto de encontro foi próximo ao posto Cascavel, já na saída para Indianópolis, onde os mais de 50 ciclistas partiram em direção à cachoeira. O trajeto, em sua maior parte, foi realizado em estradas de terra e nos poucos momentos em que necessitaram passar por trechos de asfalto todo cuidado foi tomado para garantir a segurança dos participantes.

A primeira parte do trajeto trouxe um pouco de dificuldade devido o  vento contra, mas nada que preocupasse o bom desempenho do grupo no passeio, uma vez que, sempre que a turma se mostrava  dispersa, todos paravam em determinados pontos para admirar as paisagens e esperar os que estavam mais atrás.

Como toda boa trilha de Mountain Bike, alguns contratempos atrasou a chegada do grupo ao local em alguns minutos, mas nada que tirasse a empolgação da turma em conhecer e desfrutar da fria e refrescante água da cachoeira do córrego Mandaguari.

Após descansar e recarregar as energias é hora da turma retornar para casa. O trajeto da volta era longa e pensando estrategicamente o grupo foi dividido em dois pelotões.  Um grupo com membros que estavam melhor fisicamente retornaram à frente enquanto um segundo grupo veio logo em seguida com mais calma. No meio do caminho aconteceu mais uma parada na Venda da Taboca para recuperar o fôlego e partir para a parte final do passeio.

O pedal, em resumo, foi pesado para alguma pessoas, pois foram em média 140 km com mais de 1.300 metros de elevação. Mas esta dificuldade durante a pratica da atividade física se converte em benefícios para a saúde quando esta é praticada com frequência. Alguns contratempos sempre acontecem, mas são momentos como este que marcam estes passeios.

Os grupos de pedal de Araguari, em especial neste caso o Grupo Pedal Light e todos seus participantes, estão de parabéns por organizar e proporcionar aos ciclistas araguarinos esta forma de lazer gratuita e que estimula a busca por uma melhor qualidade de vida, além de uma proximidade maior com a natureza.

Que atitudes como esta motivem empresas e poder público a investirem nesta nova prática de lazer que cada vez mais vem atraindo novos adeptos em nossa cidade, que com suas matas, trilhas, serras, represas, lagoas e cachoeiras .é rica em lugares que nos conecta ao meio ambiente.

Por Paulo Cascão

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO PEDAL
(Fotos registradas por Egmar)











2 comentários:

  1. Minha primeira trilha de três dígitos adorei e agradeço muito a turma toda por tudo grupo super unido estão de parabéns adoro essa turma

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cascão, excelente trabalho na divulgação dos artilheiros e belezas na região Araguari e triangulo mineiro.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião conosco. Ela é muito importante