quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

PEDAL SOLIDÁRIO 2020 - PELO DIREITO DE TER NATAL


O Pedal Solidário foi um evento organizado em conjunto pelo grupo de ciclismo Caçadoras do Amanhecer, a ONG Pró Humanos e a empresa BT Uniformes, com o objetivo de agregar ciclismo, cidadania e solidariedade, estimulando assim a ajuda para quem precisa. Foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis, além de cestas básicas que foram encaminhadas para famílias inscritas na ONG Pró Humanos. 


Mais de noventa ciclistas se inscreveram para participar do evento, que percorreu um trajeto tranquilo partindo do Palácio dos Ferroviários e seguiu pelas principais avenidas de Araguari até finalmente chegar na Fazenda Maringá, às margens da BR-050.

O grupo Caçadoras do Amanhecer nasceu em meados do mês de Julho, de "maneira espontânea", através de três ciclistas que, sozinhas, levantavam bem cedo, preparavam suas "tralhas" e como o nome do grupo ja deixa à entender, saiam antes do nascer do sol se aventurando pelas trilhas ao redor de Araguari. Sabendo disto outras pessoas se interessaram em fazer parte deste grupo e foram muito bem acolhidos. 


Quem nomeou o grupo foi a ciclista Fernanda, que observando a grande empolgação de suas amigas em ver o nascer do Sol, fato que inclusive incentivava em subidas mais rápidas para não perder este momento, deu a inspiração para sugerir este nome para o grupo.

Para pedalar junto, basta ter força de vontade, disposição para acordar cedo e claro, utilizar de todos os critérios de segurança necessários para a prática segura do ciclismo. Capacete, luvas, óculos, água e ferramentas de reparo rápido são alguns dos itens indispensáveis em qualquer trilha, além de muito companheirismo para ajudar o próximo no que ele precisar. Menores de idade, somente com a presença de um responsável!



Inicialmente a pessoa é convidada por algum membro do grupo e, após uma certa quantidade de trilhas realizadas com a turma, o ciclista é adicionado ao grupo de WhatsApp, ficando assim por dentro de passeios e eventos organizados pelas Caçadoras do Amanhecer.

Participam atualmente dos passeios com o grupo uma média de 12 pessoas, dependendo do trajeto e intensidade do percurso, que geralmente é definido antes. Mas independente da quantidade de pessoas, o que não falta é disposição para pedalar e ajudar o próximo.



São atitudes como estas que mostram que o ciclismo é uma modalidade diferenciada, que além de incentivar na busca por uma melhor qualidade de vida incentiva a solidariedade ao próximo.

O conteúdo para a criação desta matéria foi enviado por Angélica, Fernanda e Laíse, fundadoras do grupo Caçadoras do Amanhecer.

Por Paulo Cascão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião conosco. Ela é muito importante