Embora Araguari tenha inúmeras trilhas onde você pode contemplar as belezas da cidade e ainda visitar algumas cachoeiras, a Rota do Circuito das Cachoeiras tem em especial a quantidade de quedas que você pode conhecer em um único passeio.
A rota completa pode contemplar até 6 cachoeiras, mas infelizmente algumas delas não estão abertas para visitação pública. Porém ainda existem muitas outras neste mesmo passeio que faz valer a pena sair por ai pedalando.
Na rota que vamos apresentar aqui, saímos pelo Bairro Novo Horizonte sentido ao terminal de grãos da VLI e de lá seguimos rumo à Trilha do Carrapatinho. Como a trilha do dia passaria em várias quedas, optamos por pegar um atalho e seguir direto para a região da Vereda.
A primeira parada foi Espaço Raios de Luz. Local muito agradável, sob a administração da Luzmarina, que nos deu a autorização para visitar o local, que conta com duas quedas muito bonitas. A Cachoeira Raios de Luz e a Cachoeira Proibida.
Uma trilha em meio a mata nos leva da Cachoeira Raios de Luz até a Cachoeira Proibida, que recebeu este nome devido uma casa na outra margem do córrego que continha uma placa informando a proibição para a entrada não autorizada. Mas como a casa era vazia, as pessoas acessavam assim mesmo.
Depois da Cachoeira Proibida seguirmos pedalando por mais alguns quilômetros até chegar na Cachoeira Isidoro Lemes, na propriedade da dona Sueli que juntamente com parceiros como o Ernane e o Raphael, buscam estruturar o local com diversas atividades para os visitantes.
No momento de nossa visita, um grupo técnico dos Bombeiro estava no local para avaliar a possibilidade da instalação da atividade de Boia Cross no córrego.
Nos refrescamos nas quedas da cachoeira e seguimos de volta para Araguari subindo pela Serra do Piçarrão, nome do córrego onde esta localizada também a Cachoeira do Piçarrão, poucos metros acima de uma antiga porém funcional Usina Hidrelétrica da Cemig. Infelizmente a visita a esta cachoeira, uma das mais belas de Araguari, não é autorizada.
Apesar de terminar com uma pequena serra, esta rota tem aproximadamente 50 quilômetros de extensão e pode ser realizada por pessoas que estão iniciando no pedal mas que ja estão acostumadas com trilhas um pouco mais extensas. Basta ter um pouco de paciência e determinação.
Confira mais lugares assim aqui neste blog e confira como foi este passeio no vídeo a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe sua opinião conosco. Ela é muito importante