segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

9 Cachoeiras em Araguari em um único passeio.


No último sábado, 23 de janeiro, acompanhamos a turma Unidos do Pedal, mais uma turma de Araguari que reúne as pessoas e as motivam a buscar uma melhor qualidade de vida por meio do mountain bike, em um passeio na região da Cachoeirinha onde o objetivo, inicialmente, era visitar 5 cachoeiras.

O passeio contou com a participação de quase 20 ciclistas que partiram de Araguari pela rodovia que dá acesso à Caldas Novas mas logo ja pegaram uma estrada de terra em direção à região da Cachoeirinha, percorrendo um trajeto de pouco mais de 15 quilômetros até chegar à propriedade de onde partiríamos em busca das quedas d'água.


Depois de uma pequena caminhada, chegamos nas duas primeiras quedas, sendo elas a Cachoeira da Cascata e Cachoeira Cascatinha. Duas quedas bem próximas uma da outra, sendo a primeira uma maravilha de encher os olhos, com suas quedas em forma de cascata que proporcionam um delicioso e refrescante banho.

Partindo destas cachoeiras, pegamos trilha abaixo em busca das outras cinco quedas que ainda eram esperadas para o dia. Em um certo ponto da trilha tivemos que seguir pelo leito do córrego até chegarmos à queda batizada de Cachoeira da Volta, local em que a turma se dividiu em dois grupos onde um seguiu pelas trilhas ao lado da mata ciliar direto para as últimas três cachoeiras, conhecidas como Cachoeiras do Doca,  enquanto o outro grupo optou por descer dentro do córrego em busca de mais quedas.


No caminho passamos por trechos de mata fechada e barrancos que tivemos que ultrapassar para continuar nossa jornada em busca de mais cachoeiras, passando por pequenas quedas, inclusive uma delas parecida com um escorregador, até chegar na Cachoeira da Travessia, uma pequena queda d'água que teve como característica a forma que cada um descobriu de atravessá-la para continuarmos o caminho.

Poucos metros abaixo nos deparamos com o maior obstáculo do dia. Uma cachoeira com altura desafiadora e mata bastante densa, o que exigiu muito esforço e cuidado para descer. Alguns membros do grupo acabaram escorregando pelo desfiladeiro na tentativa de chegar até em baixo, o que incentivou no batismo desta queda de Cachoeira do Desfiladeiro. Apesar da dificuldade e dos imprevistos na descida, todos conseguiram superar a cinco cachoeiras do dia, restando então apenas as três últimas quedas, nas Cachoeiras do Doca.



O que não esperávamos era que, em um córrego afluente ao que estávamos descendo, encontraríamos outra bela  e alta queda d'água que foi batizada pelo grupo com o nome de Cachoeira do Achado.

Após a sexta cachoeira visitada, ja com a mata menos densa, seguimos o restante do caminho acompanhando o córrego e margeando a mata até chegar na descida para a sétima cachoeira, esta ja fazendo parte das três quedas das Cachoeiras do Doca.

Como são cachoeiras mais visitadas por ciclistas que frequentam a região, estas cachoeiras ja possuem trilhas que facilitam o acesso entre as três quedas. Após a visita na primeira cachoeira, passamos pela segunda queda do Doca e finalmente chegamos na última cachoeira de nosso passeio.


Esta, em minha opinião,  é a mais bela de todas e é conhecida também como Cachoeira da Roda, devido uma roda d'água desativada que está presente bem perto dela. Recentemente foi construída no local uma escada de alvenaria, levando algumas pessoas a chamarem também de Cachoeira da Escada. Mas este nome é dado à outra cachoeira existente na região da Vereda.

Finalmente os dois grupos se reencontraram e puderam compartilhar suas experiências no trajeto que cada um realizou até chegarem à última cachoeira, que possibilitou um merecido banho tanto em suas quedas como no poço formado logo abaixo dela.


Todo este conjunto de cachoeiras fascinam quem é de Araguari e também quem visita nossa cidade, como é o caso de Alan e Jordan. Residentes na nossa vizinha Uberlândia, sempre marcam presença em Araguari para curtir nossas "trilhas e cachoeiras" em busca de novas e inesquecíveis aventuras.

Confira no vídeo, como foi toda esta aventura e não deixe de se inscrever no canal do YouTube e seguir nosso perfil no instagram.

Por Paulo Cascão


3 comentários:

  1. Somos abençoados por termos essa natureza maravilhosa na nossa região e você está fazendo um trabalho maravilhoso 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Paulo realmente essa foi a aventura mais top que já fiz como ciclista. Agradeço novamente pelo convite, pra nós é sempre uma grande honra participar dessas trilhas épicas com todos vocês!!

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião conosco. Ela é muito importante