Visitamos no último domingo (21) o Complexo de Cachoeiras do Guardião que está localizada na Fazenda Capelo. De propriedade do senhor Gino Sícari, que juntamente com a equipe do Ecoturismo Araguari, representados pela Fernanda Nasciutti e o Raphael Vinícius, o local abriga um conjunto de várias quedas. A Cachoeira do Guardião é a principal delas, mas o local ainda conta com outros atrativos, como a rústica casa construída pelo próprio senhor Ginho e a piscina com uma vista incrível.
A Fazenda Capelo fica a 24 km de Araguari seguindo a rodovia MG-223, sentido Caldas Novas. Após percorrer aproximadamente 21 km os visitantes visualizarão uma placa indicando a entrada para a Região Jacú-Capêlo. A rota até o local você encontra ao final desta matéria.
Antes de iniciar a trilha rumo às cachoeiras, fomos orientados sobre todos os cuidados que deveríamos tomar durante a descida para que tudo pudesse ser realizado de maneira segura. Foi mencionado o trajeto e também quais quedas seriam visitadas.
O início do passeio parecia ser bem tranquilo, mas depois de poucos metros de caminhada nos deparamos com o primeiro desafio para chegar na Cachoeira do Guardião. A descida, bem íngreme, nos levou até a parte de baixo da queda por meio de cordas e cabos que foram utilizados para ajudar no percurso.
Pedra do Guardião |
Apesar de difícil, o esforço compensa, pois a Cachoeira do Guardião é linda. Recebeu este nome pelo próprio senhor Gino, que quando criança visitava a cachoeira e visualizava em uma grande pedra o perfil de um homem a quem nomeou ser o guardião do lugar e de todos aqueles que a visitam.
Esta não seria a primeira queda a ser visitada. Logo abaixo outras quedas ainda pouco exploradas nos esperavam para ser desbravadas sob a orientação e guia do senhor Gino.
Cachoeira da Noiva |
Assim como na primeira queda, a dificuldade para descer nas demais também exigiu bastante esforço. Com isto cada etapa do percurso foi sendo superado com o auxílio de cordas e dos próprios cipós que eram abundantes no local.
Conhecemos ainda a Cachoeira da Tartaruga, a Cachoeira da Noiva e por último a Cachoeira do Caracol. Todas elas batizadas pelo próprio senhor Gino devido algumas características individuais de cada uma.
Cachoeira da Tartaruga |
Na Cachoeira da Tartaruga, por exemplo, uma enorme pedra lembra este animal na beira da queda. Ja a Cachoeira do Caracol recebeu este nome devido as voltas que a água dá antes de finalmente cair pelas pedras, lembrando a carapaça de um caracol.
Confira no Vídeo a seguir como foi este passeio.Para conhecer este lugar incrível, os visitantes podem entrar em contato com a Empresa Ecoturismo Araguari por meio dos telefones (34) 9 8824 - 2387 (Raphael) e (34) 9 9106-6835 (Fernanda), ou também podem acessar o site www.ecoturismomg.com.br.
COMO CHEGAR (VIA APLICATIVO WIKILOC)
(Fotos de Fernanda Nasciutti)
Foi uma das mais radicais qye já fui kkk linda demais
ResponderExcluirO lugar é realmente incrível. Vale a pena conhecer
ExcluirNão dá pra descrever esse lugar com palavras, é preciso estar lá pra sentir toda energia positiva e do bem que emana desse lugar. Você sai de lá outra pessoa totalmente renovado.
ResponderExcluirDefiniu bem a experiência....
Excluir