terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

LIMPEZA DA CACHOEIRA DOS VERDES COM OS GUARDIÕES DAS CACHOEIRAS

Acompanhamos no último domingo (31) a equipe dos Guardiões das Cachoeiras - Preservando a Mãe Natureza em uma ação de limpeza na área das três Cachoeiras do Ipê, mesmo local onde semanas atrás fizemos uma matéria demonstrando a situação do local devido ao desrespeito de algumas pessoas que frequentam o lugar para lazer e se esquecem recolher todo seu lixo.

Os Guardiões das Cachoeiras é um grupo que a sete anos realiza este importante trabalho voluntário de manutenção e cuidado com o meio ambiente e foi criado por iniciativa de Sinval de Souza Assunção que, juntamente com outras pessoas com o mesmo objetivo, se reúnem aos finais de semana e feriados para executar estas tarefas.

Equipe Guardiões da Natureza e Trilhas e Cachoeiras

A grupo de trabalho mais efetivo atualmente é formado por familiares e amigos mais próximos que se disponibilizam em realizar o trabalho de campo dentro da mata. Sem deixar de mencionar também, os parceiros que ajudam de outras maneiras, fornecendo materiais necessários para que estas ações possam ser colocadas em prática.

Segundo Cobra, todo tipo de lixo é encontrado nas áreas ao redor das cachoeiras, desde simples tampinhas de garrafas até uma grande quantidade de fraldas descartáveis e camisinhas usadas, fato que deixa em evidência a falta de sensibilidade das pessoas em cuidar da natureza, não destinando à estes materiais o correto local para descarte.

Material recolhido durante a ação


Outro lixo encontrado em grande quantidade nestes locais são aqueles feitos de materiais plástico, conhecidos por sua grande capacidade de degradação da natureza. Estes materiais, no entanto, são separados dos demais e destinados para locais que os transformarão em objetos como cordas, redes e vassouras que são colocados novamente à venda no mercado.

Para tentar retirar do local a maior quantidade de lixo possível, tivemos que superar alguns obstáculos e, em pouco tempo de trabalho, conseguimos recolher uma grande quantidade de lixo que estavam  espalhados tanto nas margens do córrego como dentro da mata próxima. 

Materiais recolhidos

Outro agravante que o grupo tem que lidar é o vandalismo. É investido valores para a confecção de placas de conscientização que são colocados nas cachoeiras com o objetivo de tentar amenizar a agressão ao meio ambiente. Algumas pessoas porém, além de não contribuírem com a limpeza do local, ainda destroem estas placas que muitas vezes são fixadas em locais de difícil acesso, justamente para se evitar este tipo de ocorrência.

O trabalho realizado pelos Guardiões da Natureza é uma verdadeira aula de cidadania que deve ser contemplada e seguida por todos, sejam jovens ou adultos, com objetivo de se construir um futuro melhor para nossa sociedade. Esta ideia é defendida pelo Luiz Felipe, filho de Sinval e que deixa de lado todas as distrações tecnológicas presente na vida dos jovens para ajudar seu pai neste importante trabalho.

Após concluído os trabalhos, nada mais merecido que um refrescante banho de cachoeira nas águas do córrego dos verdes. Toda esta ação pode ser conferida no vídeo à seguir.

VÍDEO


4 comentários:

Compartilhe sua opinião conosco. Ela é muito importante